Diário da Mitologia.


Aqui nós falaremos e tiraremos as dúvidas de todas as divindades, heróis e monstros da mitologia greco-romana. Podem mandar suas perguntas ou sugestões para areasemideuses@hotmail.com












Hades







Acho que muitos leitores daqui do blog já devem ter algum conhecimento sobre esse deus. Vou começar com ele já que é o meu preferido.

Hades em grego equivale a Plutão em romano, o seu nome significa "Invisível" em grego (talvez seja daí que surgiu o seu capacete que lhe dá a habilidade da invisibilidade, tal habilidade só foi concedida a ele graças aos ciplopes que o presentearam com o capacete depois da vitória dos olimpianos contra os titãs, para que ele possa sair do mundo inferior sem ser notado), e em romano significa "O rico".

Seu nome é frequentemente usado para nomear tanto o deus, quanto o reino de seu dominio nos subterranêos da Terra.

Hades por muitos é considerado um deus menor (Mesmo sendo um dos três grandes) por dividir o mundo inferior com outras dinvindades como Tanatos o deus da morte.

Hades é filho de Cronos e Réia, irmão de Zeus e Poseidon. É mais conhecido pelo rapto de Perséfone, filha de Deméter, com o qual pretendia (e conseguiu) se casar.

Hades era um deus que provocava muito medo na Grécia Antiga. Como estava relacionado com a morte, os gregos evitavam falar seu nome. De acordo com a mitologia grega, Hades era muito quieto, intimidativo e impiedoso. Não gostava de oferendas e sacrifícios. Também não costuma interferir nos assuntos terrenos.

Hades possuía um companheiro que era o seu cão Cérbero. De aspecto monstruoso, com várias cabeças, o cão era o responsável por guardar a entrada do reino dos mortos.

                                                                    ~<>~





Adicionar legenda


Zeus







Para continuar com o Diário da Mitologia, resolvi trazer o "deus dos deuses", sim é ele, ZEUS! ~vários trovões~

Zeus é o soberano do Monte Olimpo, deus do céu. Ele pode ser representado de vários jeitos, mas o principal deles é o raio, águia e o carvalho.

Também é filho de Cronos e Reia, o mais novo de todos eles, pai de divindades muito importantes da mitologia grega.

Originalmente os antigos Jogos Olimpícos eram feitos em homenagem á ele.

Foi Zeus com a ajuda da sua mãe que destrou Cronos, e salvou seus irmãos que tinham sido engolidos por seu pai que  os havia devorado, com medo de ser destronado. Ele cresceu escondido, e quando já tinha idade suficiente para lutar contra seu pai, ele se disfarçou de viajante e deu uma bebida ao seu pai que o fez vomitar seus irmãos, assim reunindo forças com ele e alguns aliados que conseguiu pelo caminho, ganhando dos titãs.

Zeus se casou várias vezes, na primeira vez foi com Métis deusa da prudência, mãe de Atena que nasceu da cabeça dele, a segunda foi Têmis, uma titã, foi ela que gerou as Moiras e as Horas. A última esposa de Zeus foi Hera que é a deusa da familia, mulheres e casamento. Apesar de Zeus estar casado com Hera, ele teve várias amantes, usava de vários artifícios de sedução para conseguir o que quer. Foi assim que Hércules nasceu. Hera muito ciumenta, tinha a mania de perseguir as amantes de Zeus.

Zeus equivale á Júpiter na mitologia romana, nessa mitologia ele era o deus do dia, também era conhecido como Jove (Jovis). Na mitologia romana Júpiter  é o pai do deus Marte, sendo assim Júpiter é avô de Rómulo e Remo, os fundadores de Roma.









Poseidon



Para terminar com os três grandes, vou falar agora de Poseidon.

É conhecido pelos romanos como Netuno, e na divisão com os seus outros dois irmãos ficou com o mar.  É também o deus dos terremotos e dos cavalos, seus símbolos mais conhecidos são o tridente e o golfinho.
Dizem que Poseidon nasceu em Creta (pelo mito do Minotauro).

Filho de Cronos e Reia, foi engolido assim que nasceu, ele é o segundo mais novo, só perdendo para Zeus. A ordem de nascença de seus irmãos é esta : Héstia, Demeter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus.

Poseidon foi criado junto aos Telquines ( quem já leu PJ sabe o que é). Já adulto, apaixonou-se por Hália, e disso nasceu seis filhos e uma filha, chamados de Rodo, daí surgiu o nome da ilha de Rodes.

Poseidon teve várias outras amantes, e com ela mais filhos como o gigante Órion, e o ciclope Polifemo.
Outra conhecida amante de Poseidon é a Medusa, com o qual teve dois filhos, Crisaor e Pégasus.

Também é famoso por raptar moças, e com elas ter filhos ilegítimos.