terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Rick Riordan é um herói para todos:

Créditos a : Percy Jackson BR

O programa Rock Center da NBC exibiu uma entrevista com Rick Riordan hoje, dia 9 de janeiro. A entrevistadora, Kate Snow deixou no site do programa o seu depoimento sobre a experiência de entrevistar o autor. Confira o texto que ela escreveu e um trecho da entrevista:
Visit msnbc.com for breaking newsworld news, and news about the economy
Por Kate Snow – correspondente do Rock Center
Eu começarei com uma confissão. Eu nunca tinha ouvido falar de Rick Riordan e seu império. Será que eu estou vivendo em uma caverna?
Eu tenho um filho de nove anos e uma filha de seis anos. Minhas crianças eram só um pouco novas para descobrirem Percy Jackson e os Olimpianos sozinhas. No entanto, assim que o Rock Center me chamou para entrevistar e fazer um perfil de Riordan, a primeira coisa que fiz foi ler o primeiro livro de Percy Jackson, O Ladrão de Raios. A segunda coisa que fiz foi ler esse livro em voz alta para meu filho.
Rick Riordan não só domina o que faz. Ele com certeza é o autor mais humilde que eu já conheci. O homem vendou 30 milhões de livros e ainda dirige pelas ruas de San Antonio em sua SUV. Ele se mudou sim para uma casa mais bonita e melhor com sua família após o grande sucesso de Percy Jackson, mas ele ainda trabalha em um pequeno escritório domiciliar nos fundos da casa.
“Eu sou abençoado de ter em minha família muita gente pé no chão, especialmente minha esposa, que está comigo a 26 anos. E ela não iria tolerar se eu deixasse o sucesso subir a minha cabeça. Ela simplesmente não se daria bem com isso,” Riordan brincou durante nossa entrevista.
Os livros de Riordan são todos uma certa combinação de crianças modernas e mitologia antiga. Percy Jackson é um garoto que tem Distúrbios de Atenção e Hiperatividade (ADHD) e dislexia. Ele tem dificuldades na escola. Porém, um dia ele descobre que as deficiências dão a ele poderes sobre-humanos. Ele é, o que é revelado, metade humano e metade Deus grego – um ‘semideus’.
Nós juntamos um grupo de crianças na Book People, uma livraria privada e fantástica em Austin, Texas, para falar dos livros de Riordan. A maioria das crianças já passou algum tempo no acampamento de verão organizado pela Book People, que é completamente relacionado a série de Percy Jackson e que imita o fictício Acampamento Meio-Sangue dos livros.
Como mãe, o que me encantou mais foi o quanto essas crianças são apaixonadas pela leitura. Muitos me contaram que eles nunca tinham lido uma série completa de livros antes da série Percy Jackson e os Olimpianos aparecerem na vida deles.
Steven Thames disse que gosta dos livros porque são engraçados. River Stevens disse, “Eu gusto dos livros, porque eles te prendem e tem aventura e você pode aprender Mitologia Grega.”
Quando terminamos a entrevista com o grande grupo, as mães me agradeceram. Elas contaram que queriam que o mundo soubesse o quanto os livros de Rick Riordan impactaram na vida de suas crianças e de toda uma geração de jovens.
Na casa de Riordan, eu vi a grande sacola de correspondência que chega toda semana de sua editora. Está entupida de envelopes um após o outro – a maioria com o endereço escrito cuidadosamente com a caligrafia de alguma criança.
“Eles não são fantásticos,” Riordan disse enquanto peneiravamos a pilha de cartas.   “E você sabe… nós amamos revirar tudo e olhar de onde elas são, quais são de projetos escolares e quais são indivíduos.”  Nós estávamos olhando cartas de West Palm Beach, Florida e Oakridge, Tennessee; Muscatine, Iowa e McGrath, Alaska.  Só para nomear alguns.
Rick tenta ler todas as cartas. É impossível que ele consiga responder cada uma delas. Ele costumava fazê-lo. Só que agora, não há horas suficientes no dia para isso. E os fãs devem saber – ele lê sim todas as cartas.
Mary Elizabeth de Orem, Utah escreveu para contra a Riordan que ela está lendo a série Percy Jackson e os Olimpianos pela vigésima vez. Lamar em McGrath, Alaska disse, “Eu acho que você deveria escrever um livro sobre aliens.”
E muitas crianças com dislexia e ADHD escrevem. Essas cartas significam muito para Riordan.
“Querido Rick Riordan, a série Percy Jackson mudou a forma pela qual eu vejo o mundo, e tudo sobre mim”, começa a carta de Ruby Henson, 9 – uma das jovens crianças que nós encontramos na Book People em Austin. “Eu costumava odiar livros, e era difícil para mim porque eu tenho dislexia e ADHD. Eu ainda não gusto de ler. Só que quando se trata dos seus livros, tudo isso muda. É como se eu não conseguisse parar de ler, eu tenho simplesmente que continuar”
“Obrigado, Ruby, Eu aprecio isso,” Riordan disse enquanto lia a carta de Ruby.
“Sabe, essas respostas gentis que eu recebo significam muito para mim. É por isso que eu faço o que eu faço.”
E você sente… ele realmente quer dizer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário